segunda-feira

Concurso "O MAR COMEÇA AQUI"

O projeto foi apresentado aos alunos durante o Ensino à Distância, a professora explicou os objetivos e partilhou o regulamento para os alunos entenderem melhor a sua finalidade. Os alunos prontamente aderiram com a elaboração de vários trabalhos e ideias.

No primeiro dia do ensino presencial e do regresso à escola, na aula de Educação Visual, projetaram-se os projetos e discutiram-se as ideais e propostas.

Chegou-se a um consenso, e a ideia do coração à volta da sargeta foi a mais votada. À volta do coração desenharam-se, de forma simplificada, várias espécies marinhas autóctones do Estuário do Rio Tejo como a Anchova ou Biqueirão, Salemas, Sargos, Douradas e Robalos.

Falou-se da frase alusiva ao tema e várias palavras como carinho, vida, cuidar, zelar, entre outras, foram mencionadas e várias frases prontamente surgiram:

            - O azul marinho conta com o nosso carinho;

            - O mar não é a nossa lixeira;

            - Vale a pena viver;

            - Do azul marinho do mar, todos devemos cuidar;

No entanto, tínhamos que encontrar uma frase mais curta e todos concordamos e escolhemos “O MAR DEVEMOS CUIDAR”.

A Câmara Municipal do Seixal facultou as tintas para a concretização da pintura na sargeta.


Projeto do ano letivo 19-20

O Mar começa aqui. Protege-o 

O projeto foi realizado com alunos do 6A (antigo 5ºA)….e com as professoras Elisabete Almeida e Teresa Soares.

No 5º ano em Ciências da Natureza falou-se na água, ciclo da água, realizaram-se pesquisas sobre o tempo da degradação dos resíduos, a contaminação da água, e a poluição. Fizemos um trabalho colaborativo com ET, EV……..

Realizou-se uma ficha de sensibilização/participação porque estávamos na primeira experiência de ensino à distância. Fomos caminhando com passos pequeninos. Sensibilizamos para o lixo fora da nossa casa, o lixo no pátio da escola…….

Fomos evoluindo e depois surgem outros trabalhos.

Participaram 40 alunos, com idades compreendidas entre 12 e 14 anos do 6º Ano.

Este ano escolhemos uma sargeta para transmitir a ideia para proteger o mar.

O projeto concretizou-se com a pintura da sargeta na escola tendo a Câmara Municipal fornecendo as tintas amigas do ambiente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário