segunda-feira

Biodiversidade, Preservar e Regenerar - Com as caixas ninho o Chapim Real vamos preservar.

 

Caixas ninho para o chapim

Os alunos do 9º ano elaboraram na disciplina de Educação Tecnológica caixas ninho para Chapim, que foram colocadas nas árvores ao cuidado das turmas do 4º ano. No 3º período as turmas do 4º ano irão ler “Contos da Mata dos Medos” que tem o Chapim como uma das personagens.

Alunos do 9º ano (92 alunos) e 4º ano (141 alunos).

Realizado durante o 1º e 2º períodos.

O chapim real é uma pequena ave predadora da lagarta do pinheiro. Com este projeto criam-se condições para a fixação/nidificação destas aves mais próximas dos pinheiros (no recinto escolar) e redução do risco de contacto das crianças com as lagartas.

Planificação/projeto e execução das caixas ninhos no 1º período (novembro, dezembro). Colocação nas árvores das caixas ninho, com a assistência dos alunos do 9º ano e das turmas do 4º ano, no 2º período (janeiro, fevereiro). Observação das aves/utilização dos ninhos – final do 2º período (março), início do 3º período (abril/maio).

Pelas observações realizadas verificou-se a ocupação das caixas (ninhos) pelas aves referidas e a nidificação das mesmas. A população de Chapins certamente aumentou o que será excelente para combater a praga da lagarta do pinheiro.

https://www.lpn.pt/uploads/educacao_ambiental_ficheiros/ficha_caixas_ninho.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=p5uXQe3aQL4

https://www.youtube.com/watch?v=r_7-I-hzrlU

Com as caixas ninho o Chapim Real vamos preservar!

Sem comentários:

Enviar um comentário